ROTARY INDUSTRIAL ENTREGA OBRA CULTURAL SOBRE O “PINHÃO INDÍGENA” AO PRESIDENTE DO ROTARY CANGO
por Rotary Club de Francisco Beltrão-Industrial
Na noite de quarta-feira, 16 de junho de 2025, na sede da FURB em Francisco Beltrão, durante um encontro especial entre clubes , o Rotary Club de Francisco Beltrão Cango recebeu um presente especial: um exemplar do livro “Pinhão Indígena – A Cultura do Paraná”, uma obra escrita por Helena Menezes, fruto de um estudo desenvolvido pela Fecomércio do Paraná. A publicação resgata a história, o uso gastronômico e a importância da araucária na formação da identidade regional.
O livro, que resgata e valoriza a tradição do pinhão e da araucária na cultura paranaense, estava guardado na biblioteca do Sindilojas Francisco Beltrão. A obra foi lembrada e entregue com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a origem e os aspectos culturais do pinhão; Entrevero de Pinhão, ingrediente central do prato que conquistou o 3º lugar no concurso gastronômico do Distrito 4640. O livro foi então doado como forma de valorizar e ampliar o conhecimento sobre o pinhão e a cultura regional.
A entrega foi realizada pela companheira Iria de Moura juntamente com a presidente do Rotary Club de Francisco Beltrão Industrial, Thalita Grando Rauen, ao presidente do Rotary Cango, Roberto Luiz Borghetti. A expectativa é de que o livro contribua para aprofundar os estudos culturais e, quem sabe, inspirar novas participações em concursos gastronômicos, promovendo ainda mais a riqueza da culinária regional paranaense.






